Mais Praticidade

Visualizar Resultados

fundador

O Fundador

Nasceu em 16 de março de 1934, no município de Itapipoca, interior do Ceará. Ainda criança, mudou-se com a família para Fortaleza, cidade que acolheu como filho ilustre. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará em 1960, o Dr. Carlos Alberto perseguiu, desde os tempos de estudante, a especialidade em Patologia Clínica. Já no mesmo ano em que se formou, atuou como fundador do Laboratório do Hospital Geral do INAMPS. E foi assim, sempre atuando em sua área, que o Dr. Carlos Alberto fundou em 1971 o seu bem-sucedido Laboratório Clementino Fraga.Pai de 5 filhos, Carlos Alberto foi um homem dedicado a sua família, unida até mesmo na hora do trabalho. Todos os filhos trabalham no laboratório.Dr. Carlos Alberto foi membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Membro da Academia Cearense de Medicina, homem de palavra, que sempre se preocupou em zelar por seu nome. Carlos Alberto de Sousa Tomé dedicou ao trabalho seriedade e a própria vida. De maneira simples e direta, Carlos Alberto deixa para o próximo milênio esta mensagem: “Que todos procuremos construir nosso futuro, seja qual for a atividade que realizemos, buscando constantemente atingir um bom nível de qualidade.”

Clementino da Rocha Fraga – Ciências e Letras

Foi das mais notáveis figuras do seu tempo. Dedicou toda sua longa vida ao bem comum e a ciência, tanto que em 1970, já nonagenário, recebeu a medalha da alta distinção da Academia Militar, como reconhecimento público à sua relevante contribuição ao desenvolvimento das ciências médicas no Brasil. Foi em tudo e por tudo um grande varão desses que figuram na obra de Plutarco, não sendo pouco os que consideram-no um sábio. E o era, na verdade. Nasceu Clementino da Rocha Fraga na cidade de Muritiba, na Bahia, a 15 de setembro de 1880, filho de Clementino Rocha Fraga e D. Córdula de Magalhães Fraga. Concluídos os seus estudos primários e secundários, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, doutorando-se em 1903. No mesmo ano já era assistente na Faculdade.

Em 1906, após brilhante concurso, ocupou o cargo de Inspetor Sanitário, no Rio de Janeiro. Em 1910, foi professor substituto de clínica médica da Faculdade de Medicina, da Universidade do Brasil. Foi delegado Sanitário especial, para fazer a profilaxia do “cholera morbus” a bordo do “Araguaia” e representou o Brasil no XVII Congresso Internacional de Medicina, em Londres.Em 1930, fundou o Curso de Aperfeiçoamento em Tuberculose. Como Secretário-geral de Saúde e Assistência do então Distrito Federal, durante três anos, o seu trabalho deixa marcas admiráveis de ação, reorganizando e modernizando os vários serviços e merecendo, por isso, das autoridades superiores, os maiores encômios. Em 1927 representou o Brasil no Congresso internacional da Tuberculose, em Córdoba, na Argentina. Em 1928, dirigiu a campanha contra a febre amarela, no Rio de Janeiro, ocasião em que teve destacada atuação.

Nossa Missão

Prestar serviço em medicina laboratorial e diagnóstica com responsabilidade sustentável, contribuindo para a qualidade de vida da sociedade.

Nosso Negócio

Medicina Laboratorial e Diagnóstica.

Política de Qualidade

Realizar serviços de medicina laboratorial e diagnóstica de excelência, através do contínuo aprimoramento dos processos e capacitação dos profissionais, visando a segurança e a satisfação do cliente.

Nossos Valores
e Crenças

  • Respeito pelos clientes
  • Acolhimento e valorização das pessoas
  • Excelência nos serviços
  • Compromisso com alta performance
  • Ética e transparência
  • Honestidade nos negócios
  • Responsabilidade socioambiental
  • Crença no que fazemos

Nossas competências
organizacionais

  • Negociação
  • Visão Sistêmica
  • Gestão Estratégica
  • Trabalho em Equipe
  • Liderança e Inovação
  • Orientação para o Cliente
  • Orientação para Resultados
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Gestão de relacionamento com o cliente

Acreditação e certificação
de qualidade

Além da preferência dos clientes e a qualidade comprovada em todos os seus processos, o Laboratório Clementino Fraga conquistou a Acreditação do PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, da SBPC/ML.Outro importante reconhecimento foi a Certificação ISO 9001:2008, que inclui o Laboratório Clementino Fraga em um seleto grupo de laboratórios brasileiros de padrão mundial.

Nosso código de conduta ética

Inspirado na Missão e nos Valores da nossa organização empresarial, nosso Código de Conduta Ética contém os princípios que fazem parte do DNA do Laboratório Clementino Fraga e da genética que confere unicidade a todas as células da estrutura organizacional.No cumprimento de nossos objetivos, o Laboratório Clementino Fraga não perde de vista a importância de investir constantemente no desenvolvimento de uma cultura ética e socialmente responsável, direcionando sua ação para a busca da consolidação do reconhecimento pelo Cliente.

Certificações

Também em 2007, o Laboratório Clementino Fraga recebeu seu segundo selo de qualidade, a acreditação pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos – PALC. Sendo uma auditoria realizada “por pares”, ou seja, por profissionais com conhecimento e vivência na área de laboratórios, o PALC objetiva assegurar a melhoria contínua dos serviços laboratoriais, através da comprovação do atendimento aos requisitos descritos em sua norma com grande ênfase nas melhores práticas para a garantia da qualidade analítica.

Laboratório Clementino Fraga iniciou sua participação em programas de controle de qualidade ainda na década de 70, quando iniciou sua participação no Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (Controllab). Estando inscrito no programa de maneira ininterrupta, desde 1977. O Ensaio de Proficiência tem como objetivo acompanhar e avaliar o desempenho analítico do laboratório por meio da comparação interlaboratorial, garantindo maior segurança e excelência nos resultados.

Em 2007, o Laboratório Clementino Fraga iniciou suas certificações com a conquista do selo de qualidade ISO 9001. Sendo reconhecida internacionalmente, a ISO 9001 é uma norma de sistema de gestão da qualidade que foca na padronização dos processos organizacionais, permitindo a comprovação da competência do laboratório em fornecer ao seu cliente um serviço que atenda as suas necessidades, visando sempre a melhoria contínua.

Em 2018, o Laboratório Clementino Fraga conquistou mais uma acreditação, a Organização Nacional de Acreditação – ONA. Com uma metodologia diferenciada, a ONA certifica a qualidade de serviços de saúde de maneira geral, com foco na segurança do paciente, tendo como objetivo a promoção de um processo constante de aprimoramento dos serviços prestados em todo país. Com isto, o laboratório ingressa em mais um desafio, sendo o cliente o maior beneficiado, com um serviço de alto nível de excelência.